Nossos Projetos
Mulheres em Ação
A instituição através do Programa de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente sentiu a necessidade de desenvolver junto às mães das crianças do referido programa um trabalho de escuta, de encaminhamentos entre outros, assim sendo, várias outras mulheres da comunidade começaram a nos procurar, porém, a nossa capacidade não comportava. Buscamos a parceria do Centro de Assessoria ao Movimento Popular – CAMPO – objetivando traçar ações de qualificação, assim sendo, vimos desde 2009 realizando vários encontros, cursos de artesanato, palestra entre outras atividades com as mulheres de Cachoeiras de Macacu.
O projeto está estruturado no seguinte tripé: o atendimento as mulheres vítimas de maus tratos físico, social e ou institucional; a capacitação e o empreendedorismo. Para tanto o projeto visa criar mecanismos de enfrentamento da violência contra as mulheres por meio do atendimento psicológico, social, pedagógico e jurídico e assim trabalhar o medo, a auto estima, a formação, informação entre outros fatores para o enfrentamento da situação problema. Trabalhar a situação de violência torna-se necessário um olhar crítico sobre as diferentes vertentes do problema bem como a atuação dos diferentes atores para o enfrentamento e a erradicação desta. Assim sendo, temos como objetivo capacitar moradores, profissionais das áreas da assistência, educação, saúde, lideranças comunitárias e demais pessoas interessadas a esse tema e assim, consolidar a rede de atendimento. Entendemos que a geração de trabalho e renda é fundamental para a reversão do quadro de subalternidade. O empreendedorismo, articulado ao cooperativismo e a solidariedade podem contribuir para a inclusão social, promover a autoestima. Acreditamos que esses são os caminhos para a construção de uma vida mais justa e digna para mulheres.
O projeto beneficiara mulheres, familiares e a comunidades como um todo. Primeiramente pela implantação de um programa destinado a esta parcela da comunidade, que hoje, quando busca seus direitos tem que fazê-lo em outras cidades, a capacitação de profissionais e lideranças visando à criação de um fórum permanente e a criação da rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade social e ou física. Diretamente 100 mulheres serão qualificadas profissionalmente, 100 profissionais serão capacitados sobre a política pública de mulheres e ainda, teremos atendimento semanal às mulheres que procurarem os serviços de consultas (psicologia, judiciário, pedagógico, serviço social) temos como meta atender durante 12 meses 2500 mulheres e indiretamente 4000 mulheres. Como resultado a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos, aumento da autoestima, reconhecimento da mulher e do seu valor enquanto cidadã, o fórum permanente e a criação da rede de proteção.
Colabore com nossos projetos
Para mais informações ou para outros meios de doação favor entrar em contato: (21) 2649-1117.