Nossos Projetos

Biodigestor

O Biodigestor é uma unidade de tratamento para águas de vaso sanitário, esgoto doméstico, esterco fresco, restos de alimento ou ainda a combinação de todos esses dejetos. Ele é formado por uma câmara fechada onde acontece a digestão anaeróbia  da matéria orgânica (na ausência de oxigênio) e por um gasômetro que armazena o biogás produzido. O biogás pode ser aproveitado como gás de cozinha, utilizando-se uma tubulação instalada na parte superior do gasômetro.

Existem diversos modelos de biodigestores. O modelo denominado “chinês”, muito utilizado no Brasil e modelo do qual utilizamos em nosso Município (Cachoeiras de Macacu), pode ser construído em alvenaria de tijolos, incluindo gasômetro em forma de domo (parte superior m forma côncava). A impermeabilização deste modelo é a parte mais complicada da sua construção, pois demanda várias camadas de nata de cimento e areia fina. Esse modelo conta ainda com uma caixa de compensação hidráulica que permite o confinamento do biogás com uma boa pressão.

Para o tratamento de esgoto doméstico com o biodigestor chinês, o esgoto entra pela parede lateral do biodigestor e é conduzido até o seu fundo. Resíduos orgânicos triturados e esterco fresco podem ser adicionados por uma câmara adjacente que possui uma tubulação também conectada ao fundo do biodigestor.

Dentro do Biodigestor ocorre a degradação anaeróbia da matéria orgânica presente no esgoto e nos restos orgânicos, o que leva à produção de biogás. Esse biogás é formado por uma mistura de gases, principalmente o metano, que é um gás combustível.

O biogás fica retido no gasômetro do biodigestor. Assim, uma tubulação instalada no ponto mais alto se encarrega de transportar o gás para o seu aproveitamento energético (exemplo: gás de cozinha, iluminação e aquecimento de água).

Em Cachoeiras de Macacu, através de uma parceria junto ao CAMPO (Centro de Assessoria ao Movimento Popular), conseguimos realizar a construção de 02 Biodigestores nas localidades do Taboado e Castália. Vale ressaltar ainda, que após a construção dos Biodigestores, conseguimos firmar outra parceria com a Autarquia do Município que trabalha com o tratamento de Água e Esgoto (AMAE), para que esta ficasse responsável pela manutenção dos Biodigestores.

Colabore com nossos projetos

Para mais informações ou para outros meios de doação favor entrar em contato: (21) 2649-1117.

Rolar para cima